logotipo clube acores
Página Inicial



CLUBE AÇORES

O CLUBE DO PAI E DO FILHO

 

Caderno Comemorativo 1

06/03/2003 CLUBE AÇORES-10 ANOS

COMO TUDO COMEÇOU:

Numa correspondência do 'tio' Raul ao comandante do 4º Grupamento de Incêndios, onde solicitava uma visita aos Bombeiros da Vila Mariana, iniciou sua carta mostrando como surgiu a idéia da formação de um clube familiar, depois vindo a se chamar Clube Açores:

"Há dois anos atrás, eu e mais 3 amigos tivemos a idéia de reunir nossos filhos aos sábados para uma convivência de lazer. Estes encontros tornaram-se freqüentes e muito divertidos a ponto das próprias crianças comentarem com seus amiguinhos, e isso acabou por aumentar o número de crianças naquelas atividades.

A partir daí tivemos que procurar um local fixo para reunir as crianças e um amigo (1) cedeu-nos gentilmente um espaço no fundo de sua casa onde provisoriamente estávamos nos encontrando. Com o passar do tempo esse local ficou pequeno e hoje estamos nos encontrando no Lar Escola São Francisco (2), entidade filantrópica que também nos cedeu suas instalações para o nosso "clubinho".

Percebemos então, que além do lazer (esportes, passeios, atividade manuais, etc...), podíamos encaixar, nesses encontros, um breve tempo para falar de temas de formação para as crianças, em especial as virtudes, tão necessárias para a formação da pessoa humana e começamos a dar pequenas palestras para as crianças sobre o espírito de serviço, a ajuda ao próximo, a pontualidade, a ordem, a obediência, a fortaleza e outras tantas."

................................................................................................................................................

(Raul Mascarenhas; 16/05/1995)

(1) As Atividades do Clube Açores deram início no dia 06/03/1993, numa manhã de sábado, com 12 meninos, na residência do casal Zélia e Farid na rua Açores, 130; e a rua onde se deu o início, cedeu seu nome ao clube.

PRIMEIRA FOTOF

 

(2) LESF-Lar Escola São Francisco - Centro de Reabilitação
CNPJ: 61.937.975/0001-35 - Inscrição Estadual: 114.120.290.110
Rua dos Açores, 310 - Jardim Luzitânia - São Paulo - SP - CEP 04032-060
telefone (011) 5571-4700 e 5549-3322 - fax (011) 5549-1404

site:
http://www.lesf.org.br

O Clube Açores começou suas atividades no LESF em agosto de 1994

LESF

QUEM É ?

Instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1º de junho de 1943, declarada de Utilidade Pública nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal.

Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP-EPM, prestam cerca de 800 atendimentos diários.

O QUE FAZ?

Atende portadores de deficiências físicas, proporcionando tratamento nas seguintes áreas médicas: ortopedia, fisiatria, neurologia, reumatologia, gerontologia e pulmonar e nas áreas paramédicas: Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

O critério que norteia o tratamento é a constatação de que a deficiência física seja passível de processo de reabilitação.

Possuí uma escola especial de primeiro grau para crianças de 4 a 14 anos, oficina ortopédica capacitada para confeccionar órteses e próteses, oficina terapêutica, ambulatórios e serviço social.

 

Fachada principal do LESF

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA O LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO:

Recuperação da quadra de esportes.

Queremos agradecer-lhes a importante contribuição que deram recuperando a nossa quadra de esportes, a qual, pelo seu estado não nos possibilitava de desenvolver as atividades complementares de reabilitação de tantos deficientes físicos que aqui acorrem de vários pontos do Brasil.

(Sra. Clélia Salgado Teixeira – Presidente do LESF - 21/12/1995)

 

Desde então nossos associados, aliados aos Antigos Associados do Açores, meninos que hoje estão no clube Forja, anualmente exercem atividades voluntárias objetivando a manutenção e recuperação do patrimônio do LESF.

Somos gratos ao LESF pelo espaço que nos concede semanalmente...

Obrigado Lar Escola São Francisco